Dicas incríveis para fazer a fotografia de seu bolo!

Você já ficou frustrado pelo fato do seu bolo não se parecer com os de revistas ou aquelas lindas fotos na internet? Alguma vez você já se perguntou como fotografar seu bolo para que ele se pareça com eles? Estamos aqui para ajudar.

Para quem tem ou está pensando em começar um negócio de cakedesign, você sabe o quão importante é a fotografia para seu negócio?

Acredite ou não, mesmo com câmeras digitais simples, você pode conseguir ótimas de seus bolos.

Photo of Cake with Yellow Piping and Mini Flag Garland Topper

 Aqui vão algumas dicas preciosas para tornar sua fotos mais profissionais e apetitosas:

1. Gaste alguns minutos conhecendo sua câmera.
Estamos falando de uma câmera digital simples ou mesmo a câmera de seu smartphone – todas as câmeras têm configurações ajustáveis. Brinque com a sua câmera por um bom tempo. Pratique fotografando uma maçã em uma placa, ou o que você ver por aí. Não se sinta intimidado, apenas brinque. Quanto mais você estiver confortável com sua câmera e quanto mais você experimentar e experimentar o que as diferentes configurações fazem, melhor.

2. Use luz natural.
Você tem algum local em casa ou em seu estúdio que seja uma boa fonte de luz natural, como uma porta de vidro ou janela? Escolha uma hora do dia em que essa luz seja brilhante.Evite a luz direta do sol e a luz do flash da sua câmera. Você pode usar um lençol branco liso ou uma fina cortina branca para ajudar a filtrar a luz para uma fotografia mais suave.

Evite tirar a foto com a luz ao fundo, pois isso vai escurecer seu bolo. O ideal é fazer com que a luz natural incida na lateral do que está sendo fotografado, criando assim uma sombra suave.

Repare na suave sombra formada pelo bolo na imagem a seguir.

Photo of Cake Decorated with Piped Grass and Fondant Carrots

3. Eliminar objetos ao fundo que não façam parte do contexto da foto.
Nada arruina mais um belo bolo como um fundo confuso. Se você está fotografando o seu bolo em sua mesa de cozinha, por exemplo, tente usar um grande pedaço de cartolina, papéis coloridos ou tecidos atrás de seu bolo como pano de fundo. Você também pode usar uma boa parede limpa em sua casa.

Além disso, certifique-se de remover toda a desordem (ou seja, potes e panelas, chaves, revistas, copos, etc). Você não quer desviar a atenção do espectador ao que é mais importante na foto: o seu bolo!

Certo: usar fundos de papel de parede ou tecidos lisos ou estampados, para dar beleza e profissionalismo nas suas fotos, como na imagem a seguir:

Close Up Photo of Cupcake with Chocolate Frosting

Errado: utilizar flash e deixar objetos que não façam parte do contexto de uma boa e profissional foto, como essa foto de uma torta de framboesas:

Dark Photo of Pie in Glass Pan

Compare a foto acima com essa foto a seguir. Ambas foram tiradas com a mesma câmera, porém na foto correta foi utilizada luz natural, o flash foi desligado e colocado ao fundo um bonito painel pintado. Veja quanta diferença!

Close Up Photo of Cupcakes with White Frosting, Topped with Rasberries

4. Use um tripé.

Nossas mãos se movimentam e tremem naturalmente quando tiramos uma fotografia. Um tripé permite que você tire uma foto sem me de trepidação da câmera. Não tem um tripé e não quer gastar dinheiro para conseguir um? Improvise! Utilize uma pilha de livro ou mesmo a parte traseira de uma cadeira, ou alguma superfície ideal.

5. Alcance ainda mais luz por meio de reflexo.
Tente usar um grande pedaço de cartolina branca, ou um pedaço de isopor branco. Se quiser um efeito bem profissional, você pode comprar um refletor de fotografia. Deixe o bolo entre as duas fontes de luz, ou seja, o bolo ao centro, de um lado a janela e de outro o refletor de luz. Isso vai fazer com que seu bolo se ilumine de uma forma suave e natural, dando mais beleza à sua foto.

6. Adicione estilo ao seu bolo.

Você pode personalizar suas fotos e seus bolos conforme o contexto. Adicionar peças de decoração, cortar o bolo e colocá-lo num prato, adicionar talheres, etc.

Photo of White Layered Cake with Slice Cut Out, on Plate

Photo of Top of White Cupcake on Colorful Plate, Napkin and Fork

7. Brinque com os ângulos de câmera.
Tente dar uma visão panorâmica do seu bolo, ou mover a câmera perto de seu bolo para um detalhe do close up, como nas imagens a seguir. Tente tirar fotos vertical e horizontalmente e ver qual foto que você gosta mais. Não economize nos cliques, quanto mais fotos você tirar, mais recursos terá para escolher a melhor. Às vezes você pode abrir a foto afastando a câmera para trás, para poder cortar somente o que interessar depois, destacar detalhes, etc.

Top View Pink Piped Cake with Raspberry on Top

Mini Cupcake with Cream Frosting and Fondant Heart Topper

Então comece hoje mesmo a pensar criativamente sobre como tirar boas fotos de seus bolos! E o mesmo vale para doces, chocolates, cookies, etc. Em breve você perceberá que é muito simples tirar boas fotos, com aspecto profissional, e que isso vai permitir você divulgar melhor seus produtos e, consequentemente, vender mais!

Você tem alguma dica ou gostaria de compartilhar seus aprendizado e suas fotos conosco? Pois você é muito bem-vindo!

Deixe um comentário